A conexão entre indústria e universidades é um canal para qualificar conhecimento técnico, gerar inovação e melhorar a produtividade – valores que estão no DNA da Hidroenergia.  Nesse contexto, a empresa desenvolve diversas iniciativas, como receber estudantes para visitas técnicas. Uma delas aconteceu recentemente, com acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

Os alunos visitaram a Hidroenergia acompanhados dos professores Cristiano José Scheuer e César Gabriel dos Santos que ministram disciplinas como Introdução à Engenharia Mecânica, Conformação Mecânica, Tecnologia e Processos de Soldagem, Tecnologia e Processos de Fundição, Projeto Integrador em Engenharia Elétrica II e Máquinas de Fluido. De acordo com Santos, a visita à Hidroenergia possibilitou que os acadêmicos (que já estão cursando os semestres finais das graduações), visualizassem os conceitos e teorias sendo colocados em prática, no dia a dia de um profissional de Engenharia, além de verificar os desafios e aplicações da área. 

“Foi uma contribuição sem precedentes, visto que tudo que a empresa coloca em prática em termos de projeto e desenvolvimentos, os alunos visualizam em sala de aula, podendo dessa forma confirmar in-loco. Além de ver a grandiosidade das turbinas que são fabricadas”, avalia o docente.  

PROGRAMAÇÃO – A visita ocorreu no dia 31 de outubro, no turno da manhã, e foi organizada em dois momentos. Primeiramente, os estudantes e professores foram recebidos para apresentação da empresa, em especial das áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica; na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI). A atividade foi conduzida pela coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Hidroenergia, Nadiesca Manica dos Santos, e o Diretor Industrial, Jonas Zaltron;  juntamente com o gerente do setor de Engenharia Mecânica, engenheiro Jeferson de Barros Sost, e a Projetista Eletroeletrônica e Gestora de Projetos no setor de Engenharia Elétrica, engenheira Marjane da Silva. 

Após apresentação e breve bate-papo com os profissionais, os estudantes receberam orientações sobre segurança e equipamentos de proteção individual, para seguirem até o parque fabril da Hidroenergia, no Distrito Industrial de Ijuí. 

No ambiente da fábrica, os acadêmicos visitaram todos os pavilhões, com acompanhamento de engenheiros, supervisores e demais profissionais em cada estação de trabalho podendo esclarecer dúvidas e obter mais informações. Foi possível verificar os diferentes processos e fluxos de produção de hidromecânicos, turbinas, geradores e sistemas de automação, além de parte dos processos de manufatura aditiva para microfusão e fundição.