A expedição do estator da Unidade Geradora (UG) 1 para a UHE Rasgão foi realizada na última sexta-feira (08) e marca etapa importante no cronograma de modernização da usina que pertence à Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. de São Paulo. Assim como todo o projeto, a peça tem dimensões grandiosas e, além dos processos de engenharia e produção industrial diferenciados, também demandou ampla operação logística para sua expedição e transporte.  

O estator tem diâmetro de 6,5m e pesa 30 toneladas. Para viabilizar o transporte, a peça foi bipartida, embalada e corretamente acondicionada garantindo estabilidade e proteção. O trabalho foi realizado durante a semana, pelas equipes de logística e montagem da Hidroenergia. O trajeto de 1.180 km, até Pirapora do Bom Jesus, interior do estado de São Paulo, será percorrido em aproximadamente três dias.    

WATER TO WIRE – O projeto é o maior no segmento de retrofit já realizado pela Hidroenergia, como ressalta o Diretor Executivo, Rafael Kieling. De acordo com o gestor, a demanda requer um alto nível de conhecimento técnico em fornecimento de todos os elementos necessários para a geração de energia hidrelétrica, desde as turbinas, passando pelo gerador até o sistema de automação, incluindo os softwares para regulação de velocidade e tensão.    

“A modernização da UHE Rasgão é um passo importante na nossa história. Um projeto desafiador, com muitas interfaces e com elevada exigência técnica que nos posiciona como um dos grandes players do mercado de fornecimento water to wire“, avalia o executivo.  

Diretor Rafael Kieling junto ao estator – no interior da peça é possível visualizar as Barras Roebel.

CRONOGRAMA – Com o primeiro estator pronto, inicia-se a montagem do novo gerador, juntamente com a atualização de todo o sistema de automação. A  UG 1 estará completa com o rotor – peça interna do gerador que já está em produção na fábrica da Hidroenergia e deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2025. 

Somente após a montagem e entrada em funcionamento da UG 1, é que a outra unidade geradora da UHE Rasgão será desativada, desmontada e passará pelo mesmo processo de reforma de turbina, substituição do gerador e automação.