O início do ano foi de avanços importantes no retrofit da UHE Rasgão. O envio de oito painéis de controle e proteção para a usina faz parte de etapa fundamental da sua modernização. No total, serão 40 módulos, dentre painéis de proteção, controle, cubículos de média tensão e distribuição CA e CC, responsáveis pelo novo sistema de automação.
De acordo com o engenheiro gerente do setor de Engenharia Elétrica e Automação da Hidroenergia, Dorival de Moraes Neto, um dos maiores desafios do projeto foi atender às rigorosas especificações técnicas e normas regulatórias, garantindo desempenho, confiabilidade e eficiência operacional, o que exigiu da Engenharia o desenvolvimento de soluções avançadas.
Com tecnologia própria da Hidroenergia em software e hardware, a usina de Rasgão passará a operar com regulação de velocidade das turbinas, controle de tensão dos geradores, proteção elétrica dos geradores e transformador, automação de sistemas auxiliares (hidráulica, lubrificação, frenagem) e, ainda, um sistema de aquisição de dados para análise e diagnóstico mecânico.
MODERNIZAÇÃO – O retrofit de Rasgão contempla as duas unidades geradoras da usina (12.2 MVA cada), incluindo fabricação de dois geradores elétricos síncronos, dois conjuntos de componentes para recuperação das turbinas existentes e um sistema digital de supervisão, controle e proteção – com destaque para o Regulador Integrado de Velocidade e Tensão (RIVT).
Iniciado em 2023, o projeto tem 36 meses para execução. A primeira unidade geradora deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2025 e somente após entrar em operação é que a outra unidade será desativada, passando pelo mesmo processo de reforma de turbina, substituição de gerador e automação.