Com 48 toneladas e 5m de diâmetro, a Hidroenergia enviou, no sábado (22), o novo rotor de uma das unidades geradoras da UHE Rasgão. A hidrelétrica, que pertence à Empresa Metropolitana de Águas e Esgoto S.A. (EMAE) de São Paulo, tem 100 anos e está sendo totalmente modernizada.
Devido às grandes dimensões e também à alta complexidade da peça, a operação de expedição precisou ser organizada nos mínimos detalhes, envolvendo equipe de Planejamento, Montagem, Engenharia e Logística. Foram três dias de preparação, movimentação e acondicionamento do rotor que está sendo transportado em uma carreta com linha de seis eixos, acompanhada por dois batedores e um técnico da transportadora que faz as manobras da linha de eixo quando necessário.


Nos 1.1180 km até o destino, o veículo trafegará a uma velocidade máxima de 40 km/h e passará por três estados e diversos municípios, sendo que em Barueri, Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus foram necessárias licenças especiais para trafegar, alguns com permissão para rodar apenas à noite. Dessa forma, a previsão é que o trajeto seja percorrido em duas semanas, havendo condições climáticas adequadas. Chegando à usina, a equipe de obras e engenheiro residente da Hidroenergia receberão o rotor para montagem.
MODERNIZAÇÃO – O retrofit de Rasgão é o maior no segmento já realizado pela Hidroenergia e resultará em ganhos operacionais e de confiabilidade e disponibilidade da usina. O projeto contempla as duas unidades geradoras (11MW cada), incluindo fabricação de dois geradores elétricos síncronos, dois conjuntos de componentes para recuperação das turbinas existentes e um sistema digital de supervisão, controle e proteção – com destaque para o Regulador Integrado de Velocidade e Tensão (RIVT) desenvolvido com tecnologia própria.


