A UHE Rasgão represa as águas do Rio Tietê nas proximidades de Pirapora do Bom Jesus-SP e completa um século de operação em 2025. A tecnologia fornecida pela Hidroenergia atenderá a demanda da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE) de São Paulo por modernização, refletindo em ganhos operacionais e de confiabilidade e disponibilidade da usina.  

O contrato já está em execução e marca a expansão da atuação da Hidroenergia. O escopo do projeto contempla as duas unidades geradoras de 12.2 MVA cada. Serão fabricados dois geradores elétricos síncronos, dois conjuntos de componentes para recuperação das turbinas existentes, um sistema digital de supervisão, controle e medição, entre outros itens.  

Na etapa atual do cronograma, a atuação da Hidroenergia acontece em duas frentes: Na usina, em São Paulo, o foco é a unidade geradora 1 que já teve a turbina desmontada e o gerador está em fase final de desmontagem e segregação dos componentes. Na fábrica, em Ijuí-RS, estator e rotor da unidade 1, bobinas Roebel e os polos da unidade 2 estão em produção; quadros de comando devem ser finalizados até agosto, no setor de automação. 

O primeiro carregamento de equipamentos novos e reformados deve ser entregue na UHE em agosto. Iniciado em 2023, o projeto levará 3 anos para ser finalizado, com entrega final prevista para 2025.